segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Içami Tiba, psiquiatra e educador, é o escolhido para o mês de novembro!

Içami Tiba
Içami Tiba
                                                                    


                                                             

Içami Tiba estudou na Faculdade de Medicina da USP, onde terminou os estudos em medicina, é psiquiatra no Hospital das Clínicas da FMUSP, professor-supervisor de Psicodrama de Adolescentes pela Federação Brasileira de Psicodrama. É um membro activo na Equipe Técnica da Associação Parceria Contra Drogas (APCD).

Há três décadas que trabalha com adolescentes e conflitos familiares, o psiquiatra Içami Tiba é hoje um dos maiores especialistas nessa área no Brasil. Professor em diversos cursos no Brasil e no exterior, criou a Teoria da Integração Relacional, que facilita o entendimento e a aplicação da Psicologia por pais e educadores.
Depois de ter um quadro em programas da TV Record e da TV Bandeirantes por vários anos, hoje Içami Tiba participa com freqüência de vários programas na televisão e no rádio. Desde 1985, ano em que lançou seu primeiro livro, ele já publicou outros onze, atingindo a marca de meio milhão de exemplares vendidos. Sua última obra, "Anjos Caídos", aborda a prevenção das drogas na adolescência. Produziu ainda diversos vídeos, entre eles "Adolescência, Drogas e Rebeldia" e "Onipotência Juvenil".

No seu currículo existem mais de 3 mil palestras proferidas, mais de 72 mil atendimentos psicoterápicos a adolescentes e suas famílias e também 15 livros publicados, com um total de 850 mil livros vendidos.





7 comentários:

  1. " Se você abre uma porta, você pode ou não entrar em uma nova sala. Você pode não entrar e ficar observando a vida. Mas se você vence a dúvida, o temor, e entra, dá um grande passo: nesta sala vive-se ! Mas, também, tem um preço... São inúmeras outras portas que você descobre. Às vezes curte-se mil e uma. O grande segredo é saber quando e qual porta deve ser aberta. A vida não é rigorosa, ela propicia erros e acertos. Os erros podem ser transformados em acertos quando com eles se aprende. Não existe a segurança do acerto eterno. A vida é generosa, a cada sala que se vive, descobre-se tantas outras portas. E a vida enriquece quem se arrisca a abrir novas portas. Ela privilegia quem descobre seus segredos e generosamente oferece afortunadas portas. Mas a vida também pode ser dura e severa. Se você não ultrapassar a porta, terá sempre a mesma porta pela frente. É a repetição perante a criação, é a monotonia monocromática perante a multiplicidade das cores, é a estagnação da vida... Para a vida, as portas não são obstáculos, mas diferentes passagens!"

    Içami Tiba

    O autor escolhido para leitura do mês de novembro!

    ResponderExcluir
  2. Livros disponíveis na biblioteca:


    ADOLESCENTES / QUEM AMA, EDUCA!
    ANJOS CAÍDOS / COMO PREVENIR E ELIMINAR AS DROGAS NA VIDA DO ADOLESCENTE/
    123 RESPOSTAS SOBRE DROGAS
    DISCIPLINA, LIMITE NA MEDIDA CERTA
    / NOVOS PARADGMAS NA EDUCAÇÃO/
    FAMÍLIA DE ALTA PERFORMANCE / CONCEITOS CONTEMPORÂNEOS NA EDUCAÇÃO
    HOMEM COBRA, MULHER POLVO: ENTENDA AS DIFERENÇAS E SEJA MUITO MAIS FELIZ
    JUVENTUDE E DROGAS / ANJOS CAÍDOS
    QUEM AMA, EDUCA!
    SEJA FELIZ, MEU FILHO

    ResponderExcluir
  3. Li o livro “Homem cobra – mulher polvo”, que faz analogias entre homem e cobra e mulher e polvo, e trata da relação entre homem e mulher em vários aspectos. O autor usa um pouco de humor quando descreve cenas do cotidiano, e incrivelmente conseguimos nos identificar em várias delas. É uma leitura divertida, que nos faz entender um pouco as diferenças de comportamento e atitudes entre os sexos, e com os filhos.

    ResponderExcluir
  4. Juliana
    você bateu o record de leitra este ano!
    rs rs
    Isso é sinal que nosso clube está nos ajudando a ler mais rápido!
    que ótimo!

    ResponderExcluir
  5. Eu li Familia de Alta Performance. Fala sobre relações familiares, como melhorá-la, como educar os filhos. Trata também das famílias com filho único, com mais filhos e do casal.
    Acho um livro interessante, mas para quem tem interesse em literatura sobre pais e filhos. O autor recomenda para quem leu Quem ama educa! ler este também, pois é um complemento.

    ResponderExcluir
  6. Li o livro “Quem ama, educa”, é um livro recomendável principalmente para pais e educadores. É uma leitura que dá muitas dicas de como educar crianças nos dias atuais, como estabelecer regras, limites e concessões na educação a fim de formar pessoas melhores e capazes de conviver em sociedade. No início achei um pouquinho chato, mas depois os temas abordados despertaram minha atenção, e mesmo não tendo filhos achei muito valiosas as dicas para colocá-las em prática com as crianças de um modo geral.

    ResponderExcluir
  7. Li o livro ANJOS CAÍDOS (IÇAMI TIBA ), que foi escrito com uma visão da sociedade e de um usuário de drogas. Mostra o conceito de muitos em relação a esta doença, que, muitas vezes, é tratado como sem vergonha, vagabundo. Temos um corpo, porém, temos necessidades de viver, pelo menos, algumas vezes, pelo egoísmo que alimenta nosso EU interior. É muito claro como foi posto a questão das drogas pelo autor. Vai desde a raÍz do problema até a forma de prevenir e tratar das drogas com os jovens.

    ResponderExcluir