segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Autran Dourado: homenagem ao escritor mineiro



Waldomiro Autran Dourado nasceu em 1926 em Patos de Minas (Minas Gerais), pai de quatro filhos. Um jornalista e escritor que busca em seus temas tradicionais mostrar a vida no interior. Tem vários prêmios nacionais e internacionais, vejamos alguns: o primeiro deles foi em 1942 com o conto ″O Canivete de Cabo de Madrepérola″, posteriormente tiveram outros como o prêmio Jabuti, o prêmio Gothe de Literatura e por último o prêmio Luís de Camões.

Autran Dourado vivia no Rio de Janeiro e faleceu aos 86 anos, em 30 de setembro de 2012.

Obras do autor disponível na biblioteca:

 A barca dos homens (1961)
- Uma vida em Segredo (1964)
- Ópera dos mortos (1962)
 - Os sinos da Agonia (1974)

Escritor Autran Dourado morreu em casa neste domingo (30) (Foto: Fábio Motta/ Agência Estado/AE)

8 comentários:

  1. Escritor do mês de outubro: Autran Dourado.

    Obras do autor disponível na biblioteca:

    A barca dos homens (1961)
    - Uma vida em Segredo (1964)
    - Ópera dos mortos (1962)
    - Os sinos da Agonia (1974)

    http://clubedolivrofundacao.blogspot.com.br/2012/10/autran-dourado-homenagem-ao-escritor.html#comment-form

    ResponderExcluir
  2. O livro escolhido por mim, foi "Uma Vida em Segredo". O livro conta a história de uma moça, que depois da morte do pai, foi obrigada a deixar a fazenda onde morava para morar na casa de seus primos.
    Devido a sua simplicidade, Biela que é o nome da moça, não conseguiu se adaptar a vida da cidade.
    Nem a herança e nem os vestidos ricos que foram confeccionados para ela, feziram com que se portar-se como uma jovem educada e rica, preferindo ficar ao lado dos empregados, com quem passou a conviver.
    Biela passou a viver a imposição do destino, à sua maneira.
    Uma historia simples mas marcante, pois pôde mostrar que nem sempre o dinheiro compra tudo.

    ResponderExcluir
  3. Li também uma "Vida em segredo" que conta a história de uma moça humilde, habituada com a vida na roça e que ao perder seu pai vai morar na cidade com seu primo e tutor. Prima Biela era uma pessoa simples, de poucas palavras e distante do mundo em que vivia.Prima Constância não dispensava esforços em torná-la uma moça comum, mas prima Biela resistia as mudanças que desejavam que ela tivesse e mesmo sendo detentora de muitas posses decidiu levar uma vida com simplicidade até o final dos seus dias.

    ResponderExcluir
  4. Eu também li Uma vida em segredo. Achei bem interssante . Nem eu que vim da roça entendia rs.
    Gostei muito da Biela, me identifiquei muito com ela, porque me lembrei de quando sai da minha casa e fui morar na cidade para estudar, era bobona igual Biela.
    É um livro diferente, com uma história simples, apesar das palavras dificeis.

    ResponderExcluir
  5. Para o mês de novembro a "sorteada" foi a Isabel. Ela anda muito sumida por aqui. rs
    E ai Bel qual autor vamos ler desta vez?

    ResponderExcluir
  6. Para o mês de novembro indico o autor Içami Tiba.

    ResponderExcluir
  7. Li o livro: OS SINOS DA AGONIA.
    Temas de grandes trágicos do passado. História de João Diogo, em busca de uma nova esposa, após ficar viúvo. Arruma uma pretendente ( Malvina ),com a qual se desposará.
    O filho deste ( Gaspar ), não consegue vê, positivamente, o casamento do pai com uma moça tão jovem. Quando conhece Malvina, os dois se apaixonam. Esta, fica frustrada ao pensar que não teve sucesso nas investidas de seduzi-lo. Por isso, se entrega a Januário ( filho de um fazendeiro local ), que, com o tempo, assassina o marido da amante e, é acusado pela própria amante de ter sido roubada por ele, que tem seu enforcamento encenado em praça pública com a ajuda de um boneco de palha.
    Malvina, por sua vez, acusa o enteado Gaspar de cumplicidade com o assassinato do próprio pai. Januário conclui que foi usado pela amante e fica escondido nas montanhas. Olhando para sua situação, resolve não continuar mais fugindo; e volta para a cidade e é morto pelas forças policiais.

    ResponderExcluir
  8. Também li a obra “Uma vida em segredo”. É um livro de fácil leitura e conta a história de Biela, que cresceu na roça, e depois da morte do pai, precisa ir morar na cidade, na casa de primos. O livro fala da simplicidade de Biela, uma moça ingênua, que não se adapta à vida urbana. É uma história simples, porém interessante, que nos mostra as diferenças de comportamento entre as pessoas.

    ResponderExcluir