terça-feira, 10 de julho de 2012

Jorge Amado: um dos principais escritores da literatura brasileira é o escolhido para o mês de julho.


Jorge Amado, um dos representantes do ciclo do romance baiano, nasceu em Itabuna, Bahia, em 10 de agosto de 1912. É considerado um dos principais representantes do romance regionalista da Bahia.
Este romancista brasileiro é um dos mais lidos no Brasil e no mundo. Com livros traduzidos para diversos idiomas, suas obras refletem a realidade dos temas, paisagens, dramas humanos, secas e migração.   
Escritor desde a adolescência, Jorge Amado segue o estilo literário do romance moderno. Em seus livros existe o domínio do físico sobre a consciência. Suas personagens geralmente são plantadores de cacau, pescadores, artesãos e gente que vive próximo ao cais, em Salvador, capital da Bahia. 
O estilo deste autor também é conhecido como romance da terra e seus livros possuem uma linguagem agradável e de fácil compreensão. Suas obras literárias conquistaram não só os falantes da língua portuguesa como de outros idiomas: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, etc. 
Morreu em Salvador ( Bahia ), no dia 6 de Agosto de 2001, quatro dias antes de completar 89 anos de idade.  
São seus livros: 
O País do Carnaval, Cacau, Jubiabá, Terras do Sem fim, A Morte e a Morte de Quincas Berro d´Água, Seara Vermelha, O Cavaleiro da Esperança, O Mundo da Paz, Os Subterrâneos da Liberdade, Gabriela, Cravo e Canela, Suor, Mar Morto, Capitães de Areia, São Jorge dos Ilhéus, Os Velhos Marinheiros, Os Pastores da Noite, Dona Flor e seus Dois Maridos, ABC de Castro Alves, O Amor do Soldado, Bahia de Todos os Santos, A Estrada do Mar, Tereza Batista Cansada de Guerra, Tieta do Agreste, Farda Fardão e Camisola de Dormir.


 

9 comentários:

  1. Vocês sabiam que a Minessérie Gabriela, que está na sua segunda versão na Rede Globo, é baseada em uma das mais importantes obras literárias de Jorge Amado? Claro! Todo mundo sabe né!
    Então vamos aproveitar para conhecer outros livros importantes deste grande escritor! JORGE AMADO!

    ResponderExcluir
  2. Li o livro Capitães da Areia. Achei bom, mas triste porque conta a vida de criancas abandonadas que vivem nas ruas da Bahia, roubando para comer.Mostra o descaso da sociedade pelas crianças, que nada fazem para ajudar.
    Agora estou curiosa para ver o filme.

    ResponderExcluir
  3. Vou deixar 3 sugestoes para o mes de agosto:

    ( ) Nora Roberts
    ( ) Paulo Coelho
    ( ) Dan Brown

    ResponderExcluir
  4. Pessoal
    como hoje já é dia 13 e não temos outras sugestões de autores e temos 3 votos para o Paulo Coelho (Selma Domingos, Cláudia e eu). Fica o escolhido para o mês de agosto!
    Agilezem suas leituras que o mês já está acabando!!!

    ResponderExcluir
  5. Li o livro Mar Morto, que narra a trajetória de Guma e Lívia, abordando de forma intensa a figura do mar, local de trabalho dos pescadores e o cotidiano das pessoas que vivem à beira do cais da Bahia. O livro é muito cheio de detalhes, e, pelo que pude perceber, deixa nas entrelinhas algumas críticas sociais referentes à saúde e a educação. É interessante também como o autor fala da Iemanjá, das crenças, costumes e tradições da população.
    Demorei um pouco para começar a gostar do livro, achei um pouco repetitivo, principalmente o início. Mas é um livro interessante.

    ResponderExcluir
  6. Li o livro Capitães da Areia há muito tempo. Achei a leitura melhor. Também quero assistir ao filme depois.

    Agora é hora de ler Paulo Coelho.

    ResponderExcluir
  7. Li o livro: “O País do Carnaval”.
    A personagem principal é Paulo Rigger, recém- formado, chega da Europa e desembarca na cidade do Rio de Janeiro, em plena época de carnaval. Vai para a Bahia e encontra a família. O pai já não existe mais.
    Perda de noiva, separação de amigos, tudo isso faz Rigger sempre dizer: “este é o país do carnaval”, pois, tudo acaba em pizza. Desanimado, já não é o mesmo que chegou para desvendar sua terra natal. Sua vida desmoronara com o tempo. Vai embora e leva sua mãe para a Europa, com o objetivo de recuperar suas forças.
    Sai do Brasil em pleno domingo de carnaval. Passa pelas pessoas na folia muito mal – humorado. Pega o navio pela Baia de Guanabara, e quando vê o Cristo Redentor de braços abertos, se despede para não mais voltar por um tempo.
    Primeiro livro escrito por JORGE AMADO, quando tinha 18 anos.

    ResponderExcluir
  8. Li o livro “Terras do sem fim”, que narra história de pessoas que, iludidas pelo desejo de enriquecer partem em um navio para Ilhéus em busca do cacau que naquela época se tornara um fruto de muito valor. Aventureiros partiam com objetivo de conquistar terras e cultivar plantações de cacau, porém, não imaginavam os perigos que enfrentariam ao longo de sua trajetória. A história descreve a luta pela posse de terras entre coronéis e aventureiros, em meio a romances proibidos, conflitos e crimes. Comecei a ler o livro umas 10 vezes e não conseguia sair da página 3, no início achei a história um pouco confusa e pouco atrativa.No decorrer da narrativa a história vai se tornando interessante.

    ResponderExcluir
  9. Pelo que vi dos comentários, Jorge Amado tem uma leitura mais dificil. Mas for bomtermos lido porque agora sabemos que se indicarmos um livro dele para um leitor iniciante que pretende iniciar o hábito de leitura, ele vai devolver sem ler.
    Vamos ver o que voces vão achar do Paulo Coelho!!!

    ResponderExcluir